A Fundação

O Futebol e a Responsabilidade Social devem caminhar, definitivamente, na mesma direção e lado a lado.

Nesse âmbito, e porque a Liga Portugal tem consciência dos seus deveres neste campo e do alcance que pode ter na sociedade, tem desenvolvido, através da Fundação do Futebol, algumas ações na Responsabilidade Social, não seguindo uma linha de orientação estratégica, mas apresentando como principal objetivo a manutenção do contacto entre estes dois mundos.

A criação de uma Fundação estruturada era uma ambição da atual Direção Executiva da Liga, com o projeto a avançar com o intuito de ajudar a promover uma sociedade mais justa, com e para o futebol.

A Fundação do Futebol – Liga Portugal assume a missão, por isso, de ser um elo de ligação entre as Sociedades Desportivas e a Responsabilidade Social, trabalhando por um futebol e uma sociedade melhores!

Objeto da Fundação

Utilizar a notoriedade do futebol, dos seus intervenientes e as competições profissionais em prol da responsabilidade social e da promoção da Sustentabilidade Ecológica

Desenvolver atividades com as Sociedades Desportivas das suas competições de forma agregadora

As suas ações são realizadas diretamente ou em parceria com outras entidades, que visam fins idênticos e, em particular, as organizações relacionadas com o futebol

Áreas de Atuação

Inclusão social
Sustentabilidade ecológica
Grandes causas humanitárias
Proteção de valores
A ciência e tecnologia ao serviço do futebol

Missão, Visão e Valores

Missão

Utilizar a notoriedade do futebol, dos seus intervenientes e das competições profissionais em prol da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade Ecológica, por um futebol positivo e tolerante e para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Visão

Ser uma entidade de referência nacional e internacional na área da Responsabilidade Social empresarial e no âmbito do futebol profissional, desenvolvendo ações criadoras de valor para a Sociedade Civil, através dos valores do futebol.

Tolerância, Agregação, Respeito, Educação e Compromisso

Órgãos Sociais

Queremos que a Fundação do Futebol seja a Fundação de todas as Sociedades Desportivas, de todos os parceiros e patrocinadores, de todo o Futebol.

Pedro Proença

Presidente

A Fundação do Futebol pretende ser um agregador dos principais agentes do futebol, tendo, entre outras, a missão de formar e educar jovens através do futebol, incutindo-lhes o conceito de futebol positivo.

Mário Costa

Vice-Presidente

Numa era onde as desigualdades proliferam, iniciativas como a Fundação do Futebol em prol da responsabilidade social, são de enaltecer.

Raquel Esperança

Presidente do Conselho Fiscal

Há bom futebol português que se joga fora do campo: quando a sua Fundação marca golos nas causas humanitárias, quando vibra no coração dos excluídos da sociedade, quando cuida da elevação dos valores no futebol!

Alberto Santos

Vogal do Conselho de Administração