Importância da Igualdade de Género em debate no Liga-te à Fundação Talks

Tânia Barbosa, relações publicas do CD Tondela e Rita Barreto, treinadora e jogadora de futebol, foram as convidadas desta semana do Liga-te à Fundação Talks, um programa totalmente no feminino, que teve como tema principal a importância da Igualdade de Género no Futebol.

O Futebol, que tem sido um mundo maioritariamente de homens, onde as mulheres têm ganho cada vez mais o seu espaço, tem muito a ganhar com esta alteração de paradigma, porque como refere Tânia Barbosa “cada vez há mais mulheres e cada vez são precisas mais, porque temos uma perspetiva diferente, porque temos outra visão e outra forma de lidar com os problemas e isso pode fazer toda a diferença, ajudando a que haja uma nova perspetiva”.

Rita Barreto assume que o seu caminho percorrido até aqui não foi fácil, apesar de ser um sonho de sempre, havia poucas ofertas no Futebol Feminino, mas a jogadora diz que as mentalidades estão a mudar e que “agora estamos a dar passos importantes no caminho para a igualdade, que é o grande objetivo”, assumiu, acreditando que “estamos a alguns anos de ter uma mulher a treinar uma equipa da Liga Portugal bwin”.

Este é o quarto episódio de uma série de cinco. O último episódio, que irá para o ar no próximo domingo, terá como tema Futebol de Intervenção Social.

O programa da Fundação do Futebol vai para o ar aos domingos de manhã, na CNN, pela mão de Andreia Palmeirim e tem como parceiro institucional a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.