Futebol Inclusivo e Social no arranque do Liga-te à Fundação Talks

O primeiro episódio, dos cinco Liga-te à Fundação Talks, foi para o ar este domingo e já está disponível nas plataformas da Fundação do Futebol. O tema em destaque foi "Futebol Inclusivo e Social" e contou com a participação de Rui Godinho, Diretor de Infância, Juventude e Família da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e de José Lima, Diretor do Plano Nacional de Ética no Desporto.

A abertura foi feita com a apresentação da iniciativa do FC Porto, "Relato Inclusivo", que permite aos adeptos acompanhar o que está a acontecer através de um relato especial, personalizado e sensorial.

Durante todo o programa, os convidados procuraram demonstrar a importância e a pertinência que o Futebol Profissional assume na inclusão de pessoas na sociedade, quer tenham estas limitações físicas e intelectuais, quer façam parte de um grupo social vulnerável, dando a conhecer iniciativas e histórias reais de como o Futebol contribui para sinalizar e solucionar problemas no campo da inclusão social.

José Lima, que é também júri do Prémio de Responsabilidade Social da Fundação do Futebol, a reforçou a importância dos clubes trabalharem autonomamente a responsabilidade social, na inclusão dos seus adeptos, e ainda na vantagem de cada clube em criar a sua própria Fundação, um dos grandes objetivos da Fundação do Futebol. Referiu igualmente a importância das ações dos clubes na recolha de bens para ajudar quem mais precisa, no combate à violência e à discriminação, e na promoção do respeito e do fair-play, metas que são valorizadas e reconhecidas pelo prémio de Responsabilidade Social.

Já Rui Godinho explicou, entre outros projetos, a “Bola da Final” e a importância do mesmo na recuperação das crianças e jovens, que estiveram envolvidas na criação da bola utilizada nas últimas duas edições da Final Four da Allianz CUP. Falou ainda sobre o facto de o Futebol ser altamente democrático e, por isso, ser um excelente exemplo para crianças, referindo que os jogadores e os clubes não têm noção do impacto que têm na vida dos jovens, sendo esta uma dimensão que deve ser reforçada.

De resto, ao longo dos restantes programas falaremos de Futebol de Integração, Preparação de Carreira, Futebol Igual e Futebol de Intervenção Social. O programa da FUNDAÇÃO DO FUTEBOL vai para o ar aos domingos de manhã pela mão de Andreia Palmeirim e tem como parceiro institucional a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.