O papel do Futebol na Integração foi o tema do Liga-te à Fundação Talks

Osama Rashid, jogador do iraquiano do FC Vizela, e Sílvia Gomes, Diretora do Braga Solidário, foram os convidados desta semana do Liga-te à Fundação Talks, que teve como tema principal o papel do Futebol na Integração.

O jogador, que se juntou através de vídeo conferência, partilhou com todos a sua história:

Viveu num campo de refugiados, e aos três anos procurou, com a sua família, asilo na Holanda, tendo vindo para Portugal aos 20 anos, onde "o futebol, a sua equipa, bem como a solidariedade dos portugueses, foram muito uteis à Integração".

"O Futebol é uma língua que se fala no mundo inteiro", disse sobre a capacidade deste desporto acolher no mesmo espaço pessoas de diferentes idades, de várias nacionalidades e de muitas religiões.

Silvia Gomes, que também esteve presente, contou a história de um jovem guarda-redes ucraniano dos minhotos, que o clube ajudou trazendo a sua família para Portugal e a quem deu ferramentas para que se integrarem na sociedade.

A Diretora do Braga Solidário revelou ainda que há outras crianças refugiadas apoiadas pelo clube e que não é de hoje que o SC Braga dá apoio humanitário a refugiados.

Aproveitando, por fim, para deixar a garantia de que o objetivo é continuar este trabalho de integração, porque segundo refere: "o Futebol é muito mais que Futebol. São pessoas e essa é a responsabilidade do SC Braga Solidário".

Este é o segundo episódio de uma série de cinco. Ao longo dos restantes programas serão abordados temas como a Preparação de Carreira, Futebol Igual e Futebol de Intervenção Social. O programa da Fundação do Futebol vai para o ar aos domingos de manhã, na CNN, pela mão de Andreia Palmeirim e tem como parceiro institucional a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.