Ação ColorADD na Final Four

• Inclusão Social
  • Proteção de Valores

Por uma festa do futebol mais inclusiva – é este o mote para a parceria entre a Fundação do Futebol – Liga Portugal e o Color Add que, à semelhança das edições anteriores, uniram esforços para a integração de várias ações de boas práticas de inclusão e acessibilidade destinadas às pessoas com daltonismo na Final Four da Allianz Cup.

O código ColorADD é uma linguagem universal desenvolvida com base nas três cores primárias, vermelho, amarelo e azul, e representadas através de símbolos gráficos. Assenta num processo de associação lógica e de fácil memorização, que permite ao daltónico, através do conceito da adição das cores, relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta de cores. O branco e o preto surgem para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras. Estima-se que existam 350 milhões de pessoas daltónicas em todo o mundo.

Quer o sistema de credenciação da Final Four da Allianz Cup, quer o esquema de cores das t-shirts da Corrida do Adepto foram desenvolvidos de forma a incluir este código e a permitir uma identificação mais fácil por parte das pessoas com daltonismo.

No último jogo da Final Four da Allianz CUP, os Embaixadores da Liga Portugal tiveram a oportunidade de experienciar a visão de um daltónico, através do uso de óculos especiais desenvolvidos pela ColorADD.

O daltonismo em números

• Cerca de 350 milhões de pessoas daltónicas no mundo