Fundação do Futebol marcou presença no congresso PTSustentável

A Fundação do Futebol – Liga Portugal marcou presença, hoje, no Congresso Nacional PTSustentável, sobre a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a elaboração do Relatório Voluntário Nacional, na Alfandega do Porto, organizado pela Presidência do Conselho de Ministros. A sessão de trabalhos teve na abertura Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, e António Cunha, da CCDR Norte.

O evento contou com três mesas redondas denominadas Pessoas, Prosperidade e Planeta. A Fundação do Futebol integrou a mesa Pessoas, moderada por Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, na qual foram discutidos as seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 1. Erradicar a Pobreza; 2. Erradicar a Fome; 3. Saúde de Qualidade; 4. Educação de Qualidade; 5. Igualdade de Género; e 6. Água Potável e Saneamento.

Já a mesa Prosperidade, moderada por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, incidiu sobre os ODS Energias Renováveis e Acessíveis, Trabalho Digno e Crescimento Económico, Indústria Inovação e infraestruturas e Reduzir as Desigualdades.

A mesa Planeta esteve a cargo de António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, e debruçou-se sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e consumos Sustentáveis, Ação Climática, Proteger a Vida Marinha e Terrestre.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 16 e 17, da Paz, Justiça e Instituições Eficazes, bem como as Parcerias para a implementação de Objetivos, foram transversais a todas as mesas redondas.

O encerramento dos trabalhos esteve a cargo de Luisa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.