Fundação do Futebol presente nas Jornadas Anuais da Liga Portugal

As Jornadas Anuais da Liga Portugal, que se realizaram no auditório do Estádio Municipal de Braga, e contaram com a presença das 34 Sociedades Desportivas tiveram esta época um formato diferente de apresentação, uma mesa-redonda. Cada elemento teve a oportunidade de partilhar as suas experiências e sugestões para o futuro, bem como as conclusões do trabalho realizado nas quatro macro reuniões.

No caso da Fundação do Futebol marcaram presença Inês Maia Seco, Coordenadora Executiva da Fundação Sporting, Carina Sousa, Responsável da Fundação Marítimo Centenário, Jorge Miranda, Diretor da Fundação Benfica, e Sílvia Gomes, Coordenadora do projeto "SC Braga Solidário”.

Em cima da mesa estiveram os cinco temas discutidos ao longo da época pelos 27 membros do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social: 1 Clube, 1 Comunidade, 1 Fundação, Acessibilidade e Inclusão de Novos Públicos, Consultoria e Acompanhamento – Responsabilidade Social, Futebol Profissional Social – Projeto Conjunto e a Sustentabilidade Ambiental.

Conclusões:

- Melhoria das acessibilidades aos Estádios para pessoas com deficiência, nomeadamente no processo de bilhética, trajetos a percorrer, lugares de estacionamento, instalações e na experiência com o adepto;

- Dinamização de práticas de sustentabilidade ambiental junto dos adeptos;

- Promover a adoção de práticas que suportem a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030;

- Amplificar ações de Responsabilidade Social pelas Sociedades Desportivas através da Fundação do Futebol – Liga Portugal;

- Autonomização da Responsabilidade Social, criando a sua própria estrutura, sob a forma de Fundação, assim como autonomia financeira.