Liga Portugal, IPDJ e clubes discutem o consumo de energia e água em instalações desportivas

A preocupação crescente sobre o consumo de energia e de recursos hídricos levou a Liga Portugal, através da Fundação do Futebol, e o IPDJ a promoverem uma conferência realizada hoje, para cerca de nove dezenas de participantes, representantes de clubes, de associações e de federações desportivas.

Vitor Pataco, presidente do IPDJ, abriu a conferência, juntamente com Helena Pires, Diretora Executiva da Liga Portugal, e ambos assinalaram a necessidade de discutir este tema atual e premente, bem como partilhar diferentes realidades e soluções encontradas para proteger o planeta e mitigar custos relacionados com este género de consumo. O presidente do IPDJ complementou a sua intervenção realçando que “no Centro Desportivo do Jamor, a fatura do gás passou num mês de cerca de 8 mil para 64 mil euros”.

A apresentar algumas boas práticas em instalações desportivas públicas esteve a Eng.ª. Luísa Costa, Diretora do Departamento de Infraestruturas do IPDJ, que identificou um conjunto de soluções de controlo e gestão de consumos, como a instalação de sensores de iluminação ou de temporizadores de suspensão de equipamentos informáticos. Apresentou ainda aos clubes presentes as possibilidades de candidaturas às linhas de apoio do PRR e do PRID para projetos de melhoria da capacitação energética e consumo de recursos naturais.

O Eng. João Varanda, responsável de Projeto e Infraestruturas do SC Braga, apresentou a criação do Centro de Treinos do clube, construído de raiz, onde estas preocupações foram tidas como prioritárias. Realçou ainda o aproveitamento das nascentes de águas, bem como toda a instalação de iluminação LED.

Já o Eng. Pedro Coelho Lima, Diretor Geral do Vitória SC, deu uma perspetiva diferente, pois geriu a reabilitação e modernização de infraestruturas existentes, quer no âmbito de estádio quer de centro de estágios, capacitando as instalações com uma componente mais sustentável e consciente da necessidade de controlo de energia, bem como do reaproveitamento dos recursos hídricos. Sublinhou ainda a importância das parcerias com entidades que possam apoiar nestas medidas a implementar, dando o exemplo do que acontece na gestão, tratamento e rega dos relvados.

As conclusões desta conferência serão compiladas e partilhadas com os clubes, associações e federações, complementando o Manual de Sustentabilidade Ambiental criado pela Fundação do Futebol que está integrado no Guia de Infraestruturas da Liga Portugal.